Followers

The 4 Candles

Maukie - the virtual cat

De credito aoende credito e merecido...

Os textos aqui colocados amaioria encontardo na internet , alguns com autoris desconhecidos ou enviados por email pelos membros. caso voce , conheca o autor de alguns por favor ajude nos adar Credito , aos autores, eles merecem.caso alguns desetes textos sege seu e nao queira que sege publicado na rede, por favor avise ao dono da REDE e sera excluido. obrigada e agradeco a colaboracao de todos. Opatcha. Que o povo cigano ilumine os seus caminhos e lhe traga abonanca sempre.
Gipsy Red Rose.

Free Astrology Chart Generator

Friday, October 29, 2010

Obaluae ou Omolu




OBALUAÊ OU OMOLÚ

"A SUA ROUPA É DE PALHA SANTA
SUA MORADA É NO CAMPO SANTO.
TEM O DOM DE CURAR
E O PODER DE TRANSFORMAR.
SUA FLOR É O CRAVO
SUA COMIDA É A PIPOCA.
SALVE O MESTRE OMOLU
ATOTO MEU PAI
ATOTO OBALUAÊ ".

OBALUAÊ - OMOLU: ORIXÁ MASCULINO DAOMEDANO, FILHO DE NANÃ BURUKÊ.
A FIGURA DE OBALUAÊ - OMOLU É COMPLETAMENTE CERCADA DE MISTÉRIOS E DOGMAS INDEVASSÁVEIS. EM TERMOS GERAIS, A ESSE ORIXÁ É ATRIBUÍDO O CONTROLE SOBRE TODAS AS DOENÇAS, ESPECIALMENTE AS EPIDEMIAS.
OBALUAÊ TANTO PODE CAUSAR A DOENÇA COM POSSIBILITAR A CURA DO MESMO MAL QUE CAUSOU.
OBALUAÊ É O SENHOR DOS ESPÍRITOS ENCARNADOS E DESENCARNADOS. PODEROSO ORIXÁ, RESPONSÁVEL PELOS ELEMENTOS DESINTEGRADORES, CUJAS TRANSFORMAÇÕES PROCESSAM-SE MOMENTO A MOMENTO, NA EXPRESSÃO DA GRANDE VIDA.
É CONSIDERADO O MÉDICO DOS POBRES. ESTA LIGADO A TERRA, ASSIM COMO À MORTE.
OBALUAÊ QUE DIZER, "REI, SENHOR DA TERRA". É UM DOS MAIS IMPORTANTES ORIXÁS DA UMBANDA, POIS ESTÁ LIGADO TAMBÉM A SAÚDE. ORIXÁ QUE GERA O BOM FUNCIONAMENTO DO ORGANISMO; ORIXÁ DAS PESTES E DAS MOLÉSTIAS E QUE TEM SEU ROSTO COBERTO PELO FILÁ, FEITO DE PALHA DA COSTA, POIS A TODOS É PROIBIDO VER SEU ROSTO.
É O ORIXÁ DA TRANSFORMAÇÃO. SÃO ENERGIAS DESINTEGRADAS, ENERGIA LETAL. É TAMBÉM CONHECIDO COMO O SENHOR DA MORTE E DA DESTRUIÇÃO. REGE A TRANSMUTAÇÃO EM TODOS OS SENTIDOS. POR ISSO MUITAS VEZES MAL COMPREENDIDO E CHAMADO DO "SENHOR DO CEMITÉRIO" O QUE NÃO ESTÁ CORRETO, PORQUE OMOLÚ REGE A TRANSFORMAÇÃO, E NÃO SOMENTE A MORTE, EMBORA SEJA ESTA A MAIOR DAS TRANSFORMAÇÕES QUE UM SER HUMANO POSSA PASSAR.
O NOME EM IORUBÁ OBÀLÚWÀIYÉ É TRADUZIDO POR (REI E SENHOR DA TERRA), OBA (REI) AIYÊ (TERRA), OBALUAIYÊ, OBALUAÊ, XAPANÃ, OMOLU, SÃO ALGUNS DOS NOMES COMO É CONHECIDO ESSE ORIXÁ AFRICANO. OSORIXÁS NANà(CUJO EMBLEMA É O IBIRI) E SEUS FILHOS OBALUAIYÊ (CUJO EMBLEMA É O XARARÁ) E OXUMARÉ (CUJO EMBLEMA É UMA COBRA) PERTENCEM AO PANTEÃO DA TERRA.
NOMES
OBÀLUÁYÊ "REI SENHOR DA TERRA", OMOLU "FILHO DO SENHOR", SAPATA "DONO DA TERRA" SÃO OS NOMES DADOS A SÀNPÒNNÁ (UM TÍTULO LIGADO A GRANDE CALOR O SOL - TAMBÉM É CONHECIDO COMO (BABÁ IGBONA = PAI DA QUENTURA) DEUS DA VARÍOLA E DAS DOENÇAS CONTAGIOSAS, É LIGADO SIMBOLICAMENTE AO MUNDO DOS MORTOS. OUTRA CORRENTE OS DEFINE COMO: OBÀLUÁYÊ: OBÁ - ILU; AIYE; REI, DONO, SENHOR; DA VIDA; NA TERRA; OMOLU; OMO-ILU; REI, DONO, SENHOR; DA VIDA.
COR A SER METALIZADA: PRETO E BRANCO
O QUE MENTALIZAR: A TERRA, A TRANSFORMAÇÃO DOS ELEMENTOS.
ELEMENTO: TERRA
CÂNTICOS: SEUS CÂNTICOS GERALMENTE FALAM DE COISAS SOMBRIAS, SEVERAS E MORTAIS. FALAM DA SAÚDE E DA DOENÇA - POIS TANTO A SAÚDE E A DOENÇA NOS CONDUZEM ÀS NOSSAS TRANSFORMAÇÕES. DIZEM DO RESPEITO AO MAIS VELHOS. SEUS CÂNTICOS LAMENTOSOS, RECORDAM O PASSADO, FALAM DO PRESENTE MAS NADA DIZEM DO FUTURO.

"QUEM VÊ O VELHO NO CAMINHO / TOME A BENÇÃO
DEUS ABENÇOE / DEUS ABENÇOE / DEUS ABENÇOE
OBALUAÊ DEUS ABENÇOE"

CARACTERÍSTICAS DE SEUS FILHOS: INTROSPECTIVOS, PENSATIVOS, RESERVADOS, OBSERVADORES, PESQUISADORES, MODESTOS, SIMPLES E MISTERIOSOS. NORMALMENTE TEM POUCOS, MAS SINCEROS AMIGOS. SÃO LENTOS, CALMOS E AGITADOS AO MESMO TEMPO. SÃO ESTUDIOSOS QUANDO SE INTERESSAM POR UM ASSUNTO E DE PREFERÊNCIA MÍSTICO. GOSTAM DE LUGARES SOMBRIOS E SEM MUITA GENTE. NO LADO NEGATIVO SÃO MEDROSOS, INDECISOS E APREENSIVOS. SÃO FATALISTAS, DRAMÁTICOS E EXAGERADOS, TEIMOSOS, PIRRACENTOS, NERVOSOS E ANSIOSOS. O ARQUÉTIPO DE OBALUAÊ É O DAS PESSOAS COM TENDÊNCIAS MASOQUISTAS, QUE GOSTAM DE EXIBIR SEUS SOFRIMENTOS E AS TRISTEZAS DAS QUAIS TIRAM UMA SATISFAÇÃO ÍNTIMA. PESSOAS QUE SÃO INCAPAZES DE SE SENTIREM QUANDO A VIDA LHES CORRE TRANQÜILA. PODEM ATINGIR SITUAÇÕES MATERIAIS INVEJÁVEIS E REJEITAR, UM BELO DIA, TODAS ESSAS VANTAGENS POR CAUSA DE CERTOS ESCRÚPULOS IMAGINÁRIOS. PESSOAS QUE EM CERTOS CASOS SENTEM-SE CAPAZES DE SE CONSAGRAR AO BEM-ESTAR DOS OUTROS, FAZENDO COMPLETA ABSTRAÇÃO DE SEUS PRÓPRIOS INTERESSES E NECESSIDADES VITAIS.

DIA EM QUE SE COMEMORA OBALUAÊ: 16 DE AGOSTO. (DE ACORDO COM O CALENDÁRIO OFICIAL DE UMBANDA).
A SAÚDE E OS FILHOS DE OBALUAÊ: QUASE TODOS OS FILHOS DE OMOLÚ / OBALUAÊ TÊM PROBLEMAS DE SAÚDE. BARRIGA, BEXIGA, DORES NAS COSTAS E TRAZEM MARCAS NAS PERNAS OU NO CORPO.
O QUE PEDIR A ESTE ORIXÁ: SAÚDE PRINCIPALMENTE, AJUDA PARA AS NOSSAS TRANSFORMAÇÕES PSÍQUICAS E MENTAIS. COMPREENSÃO, PORQUE A TRANSFORMAÇÃO SEM A COMPREENSÃO É SIMPLESMENTE A MODIFICAÇÃO. AJUDA EM CASOS SÉRIOS DE DOENÇAS. SAÚDE FÍSICA, MENTAL E ESPIRITUAL.
FLORES: QUARESMEIRA, CRAVO VERMELHO, ROSAS BRANCAS, PALMAS. ( FLOR DE OBALUAÊ - PIPOCA ).
FRUTAS: BANANA DA TERRA, ABACAXI, LARANJA LIMA.
ERVAS: VELAME, MASTRUÇO, VASSOURA PRETA, FOLHA DE LARANJA LIMA, CANELA DE VELHO, BARBA DE VELHO, FOLHAS DE MILHO, FOLHAS DE GAMELEIRA PRETA ( IRÔKO ), TAIOBA, RAMA DE LEITE, ERVA DE PASSARINHO, QUARESMEIRA.

BEBIDAS: VINHO TINTO, ALOÁ, SUMO DE SUA PRÓPRIAS ERVAS.
SAUDAÇÃO: ATOTÔ OBALUAÊ
ATOTÔ = ESCUTAI, SILÊNCIO, ELE ESTÁ EM TERRA
OBALUAÊ = OBA (REI), LUAYE (CÉU E TERRA)
ATOTÔ OBALUAÊ QUE DIZER "ESCUTAI REI DO CÉU E DA TERRA".

PONTOS

QUANDO EU VENHO LÁ DE CIMA,
A MINHA MÃE RECOMENDOU.
LEVA ESTE CRAVO VERMELHO
QUE É PARA DAR SEU ATÔTÔ,
ATÔTÔ OBALUAÊ / ATÔTÔ OBALUAÊ

MEU PAI OXALÁ É O REI VENHA ME VALER,
E O VELHO OMOLÚ ATÔTÔ OBALUAÊ
ATÔTÔ OBALUAÊ / ATÔTÔ BABÁ (BIS)

OMOLÚ OMOLÚ SALVE A PALHA E O DENDÊ
EU VOU PEDIR A PAI OGUM PRA CHAMAR OBALUAÊ

OFERENDAS PARA OBALUAÊ
OBALUAÊ PEGA ALGUMAS COMIDAS E OFERENDAS DE DE NANÃ



PIPOCA
1 PCT. DE PIPOCA,
ESTOURAR A PIPOCA E COLOCAR EM UM AGUIDAR
BANANA DA TERRA FRITA NO DENDÊ
CRAVOS VERMELHOS, FLORES E FOLHAS DE SABUGUEIRO
BARBA DE VELHO
1 VELA BRANCA/PRETA
1 VINHO TINTO SECO
1 VIDRO DE DENDÊ
EFÓ
MEIO QUILO DE CAMARÃO SECO, DESCASCADO. PIMENTA-MALAGUETA EM PÓ. MEIO DENTE DE ALHO. UMA CEBOLA. UMA PITADA DE COENTRO. UM MAÇO DE ( LÍNGUA-DE-VACA OU TAIOBA, OU BERTALHA, OU ESPINAFRE, OU MOSTARDA). PRIMEIRO, AFERVENTA-SE A LÍNGUA-DE-VACA, ESCORRE-SE NA PENEIRA, ESTENDE-SE NA TÁBUA E BATE-SE BEM COM A FACA, ATÉ FICAR INFORME. ENXUGA-SE E ESTENDE-SE NA PENEIRA PARA SECAR TODA A ÁGUA. COZINHA-SE NO AZEITE-DE-DENDÊ PURO, TEMPERADO COM TODO O RESTO. E A PANELA FICA TAMPADA, PARA SUAR. COME-SE COM ARROZ.
(É UMA COMIDA TÃO BOA, QUE TODOS OS ORIXÁS A ACEITAM, MENOS OXALÁ, QUE TEM LÁ SUAS ESQUISITICES.)



DOBURÚMATERIAL NECESSÁRIO:MILHO ALHO ( PARA PIPOCA ) OU MILHO VERMELHO, AREIA DA PRAIAMANEIRA DE FAZER:NUMA PANELA QUENTE COM AREIA DA PRAIA, ESTOURAR O MILHO E ESTÁ PRONTO O DOBURU.
COLOCAR ENFEITANDO EM CRUZ COM AZEIDE DE DENDÊ

FEIJÃO PRETO E PIPOCA PARA OBALUAÊ
COLOCAR O FEIJÃO PRETO PARA COZINHA.ASSIM QUE ESTIVER COZIDO, COLOCA-SE NUM ALGUIDAR E SE FAZ UMA CRUZ COM A PIPOCA,PODE REGAR COM DE DENDÊ NO FEIJÃO.

FEIJÃO PARA OBAK=LUAÊ

MATERIAL NECESSÁRIO:FEIJÃO FRADINHO, MILHO VERMELHO, CEBOLA, AZEITE-DE-DENDÊMANEIRA DE FAZER:COZINHA-SE O FEIJÃO FRADINHO EM ÁGUA. SEPARADO, COZINHA-SE O MILHO VERMELHO TAMBÉM EM ÁGUA. DEPOIS, JUNTAR O FEIJÃO E O MILHO, NUM REFOGADO DE CEBOLA RALADA COM AZEITE-DE-DENDÊ.
FOLHA DE TAIOBA PARA OBALUAÊ
MATERIAL NECESSÁRIO: FOLHA DE TAIOBA OU MOSTARDA, CEBOLA RALADA, CAMARÃO SECO SOCADO, AZEITE-DE-DENDÊMANEIRA DE FAZER:COZINHA-SE BEM A FOLHA DE TAIOBA OU MOSTARDA,E EM SEGUIDA TEMPERA-SE NUM REFOGADO DE CEBOLA RALADA, CAMARÃO SECO SOCADO E AZEITE-DE-DENDÊ.


OMOLOCUM PARA OBALUAÊ

INGREDIENTES

UM QUILO DE FEIJÃO FRADINHO
UMA GARRAFA DE AZEITE DE DENDÊ
TRÊS OVOS
UMA VELA DE SETE DIAS PRETA E BRANCA
FLORES VERMELHAS OU DE PREFERÊNCIA CRAVO VERMELHO
UM ALGUIDAR

MODO DE FAZER

COZINHAR O FEIJÃO FRADINHO COM DENDÊ. EM SEGUIDA, AMASSÁ-LO COM COLHER DE PAU. COZINHAR OS OVOS, DEPOIS RETIRAR-LHE AS CASAS.
COLOCA-SE O PUDIM DE FEIJÃO NO ALGUIDAR, ENFEITA-SE COM OS OVOS COZIDOS, REGADOS COM AZEITE DE DENDÊ.
ACENDER A VELA E ENFEITAR COM AS FLORES OU SÓ DEIXA-LAS DE LADO.


DANÇA DE OBALUAÊ: SUA DANÇA É LENTA, PESADA, CURVADA, DEMONSTRANDO SUA IDADE E VELHICE.

O QUE PEDIR A ESTE ORIXÁ: , HARMONIA DE SEUS FILHOS. SAÚDE FÍSICA, MENTAL E ESPIRITUAL.
SAÚDE, PRINCIPALMENTE A SAÚDE PORQUE ESTÁ NÃO NOS FALTAMOS ALCANÇAREMOS OUTRAS COISAS

FLORES: CRAVO VERMELHO,ROSA VERMELHA FLOR DE SABUGUEIRO

FRUTAS: JACA, BANANA DA TERRA, LIMA, ABACAXI, FRUTA PÃO,FRUTA DO CONDE,ARATICUM

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
There was an error in this gadget