Danca do Punhal
Dança em que a dançarina utiliza um punhal que pode ser ao som de melodias tanto lentas quando mais alegres. Geralmente o punhal localizado em partes especificas do corpo tem algum significado que é passado ao publico.
De origem turca e cigana, a dança do punhal era representada nas tavernas de Constantinopla e Istambul. Durante a dança a utilização do punhal possuía inúmeras formas, cada qual com significados específicos.
É uma dança muito forte, pois o punhal é uma arma branca, porém quando utilizado para a dança é feito especialmente para essa finalidade não possindo fio, nem corte.
DANÇA COM PUNHAL 2
Hoje em dia o punhal é considerado uma derivação da espada, não tendo um significado padrão, afinal quase nada se sabe sobre sua origem. Há uma versão que diz que essa dança era uma reverência à deusa Egípcia Selkis, a Rainha dos Escorpiões e representava a morte, a transformação e o sexo. Há também a versão que fala que esta dança era usada nos bordéis da Turquia e também se diz que na Arábia e no Marrocos é uma tradição.
Sabe-se também que o punhal era uma arma para defesa de situações que colocassem em risco a vida. Por isso, ficou bastante associada aos ciganos (que também o associavam como um símbolo que purifica as energias) e às mulheres que dançavam na rua em troca de dinheiro e utilizavam-no em situações de perigo.
Existem crenças sem muitas fontes de veracidade a respeito dos significados de cada gesto que a bailarina faz com o punhal durante sua dança. Vejamos alguns deles:
- Punhal com a ponta para fora da mão: A bailarina está livre, sem compromisso; -
Sabe-se também que o punhal era uma arma para defesa de situações que colocassem em risco a vida. Por isso, ficou bastante associada aos ciganos (que também o associavam como um símbolo que purifica as energias) e às mulheres que dançavam na rua em troca de dinheiro e utilizavam-no em situações de perigo.
Existem crenças sem muitas fontes de veracidade a respeito dos significados de cada gesto que a bailarina faz com o punhal durante sua dança. Vejamos alguns deles:
- Punhal com a ponta para fora da mão: A bailarina está livre, sem compromisso; -
Punhal com a ponta para dentro da mão: A bailarina está comprometida;-
Punhal deitado no peito: Demonstração de amor, ela está apaixonada;-
Punhal no meio dos seios com a ponta enfiada no decote: Denotação de sexo;-
Punhal na testa com a ponta para baixo: Magia;-
Punhal na horizontal da testa: Morte;-
Punhal entre os dentes: Desafio;-
Equilibrar o punhal no ventre: Fertilidade;-
Rodar com ele na testa: Destreza, habilidade;-
Bater o punhal na bainha: Chamado para dança;-
Punhal entre as mãos: Homenagem a alguém da platéia; boas vindas, alegria;-
Passar o punhal pelo corpo: Sedução;-
Pegá-lo com a ponta dos dedos e rodá-lo: É o sucesso da bailarina.
O traje para se dançar com o punhal é comum e as músicas devem ser bastante misteriosas e fortes. Dizem que as turcas são ideais. Um dos ritmos mais utilizados é o Wahd Wo Noss.
O traje para se dançar com o punhal é comum e as músicas devem ser bastante misteriosas e fortes. Dizem que as turcas são ideais. Um dos ritmos mais utilizados é o Wahd Wo Noss.
Dança da Pandereta ou Daff
A dançarina toca ao mesmo tempo que dança, utilizando as ancas, além das mãos para marcar o ritmo com precisão e graça.
O Daff é um pandeiro que tem apenas 5 pares de címbalos, dispostos simetricamente em suas bordas.
Na história egípcia e judaica, documentos comprovam que o daff foi tocado primeiro por mulheres. A bíblia cita Miriam, a irmã de Aarão, dançando com um pandeiro na mão para festejar a travessia do Mar Vermelho.
Para os judeus, este instrumento é chamado até hoje de tuf myriam e entres os árabes este era reservado somente para as mulheres.
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A dança com milaya representa a dança misteriosa mais usada para o flerte. No Oriente Médio faz parte integral do Baladi egípcio
ANDAMENTO
É a velocidade do movimento, tente sempre mesclar o lento e o rápido, para que sua dança não fique monótona.
DINÂMICA
É a força, o tônus que caracteriza o movimento.
RITMO
É o estimulo sonoro, nunca dance fora dele.
EXPRESSÃO
É a interpretação da música, coloque expressão em todo o corpo.
NOÇÃO DE TEMPO
É ter musicalidade, as frases musicais é que determinam a troca dos movimentos.
CRIATIVIDADE
Utilizar passos sem repetições ou trocas muito rápidas.
POSTURA
Alem de ser a “posição” correta do corpo, também é a elegância da bailarina.
TÉCNICA
É deixar claro o começo e o fim de cada passo e a ligação entre um passo e outro.
ESTILO
Cada um tem o seu....
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