Followers

The 4 Candles

Maukie - the virtual cat

De credito aoende credito e merecido...

Os textos aqui colocados amaioria encontardo na internet , alguns com autoris desconhecidos ou enviados por email pelos membros. caso voce , conheca o autor de alguns por favor ajude nos adar Credito , aos autores, eles merecem.caso alguns desetes textos sege seu e nao queira que sege publicado na rede, por favor avise ao dono da REDE e sera excluido. obrigada e agradeco a colaboracao de todos. Opatcha. Que o povo cigano ilumine os seus caminhos e lhe traga abonanca sempre.
Gipsy Red Rose.

Free Astrology Chart Generator

Thursday, December 2, 2010

Ciganos Brazileiros

CIGANOS BRASILEIROS Assim, neste Informativo os textos extraídos, ordenados e adaptados estão apresentados a partir dos seguintes itens: . Preservação da língua . Calendário Cigano . O Dia Nacional do Cigano em 2007 . Diagnóstico sociocultural da população cigana . Cidadania dos Ciganos . Cultura Cigana- uma cultura marginalizada, até no dicionário . Personalidades Ciganas? . Museu da Cultura Cigana . Paraná, um estado modelo no combate às desigualdades raciais . Grupos . Livros . Links Vale à pena conhecer ou re-conhecer mais sobre a Cultura Cigana! Preservação da Língua Como na cultura de outros povos brasileiros, a preservação da língua é essencial. Extraímos os parágrafos abaixo da matéria “Cultura cigana deve ser desmistificada”, escrita por Julia Dietrich, em 08/08/2007 (*4), para apresentar o que vem sendo realizado neste sentido. Especialmente preocupado com o idioma da população cigana, o lingüista Fábio José Dantas de Melo se dedica ao estudo do grupo dos Calon, presente em Mambaí, no nordeste do estado de Goiás. Há pouco mais de 30 anos o grupo deixou de ser nômade e hoje já reúne duas mil pessoas, organizadas em 114 famílias. "Foi um longo processo até convencê-los da importância de preservar a língua. Eles se sentiam ameaçados de terem seus códigos desvendados", conta Melo, lembrando que o preconceito por parte da sociedade faz com que os ciganos desconfiem e temam aqueles que não pertencem ao grupo. "Não é permitido ensinar a língua aos gadjo (não-ciganos)", conta Melo, explicando que, justamente, a língua é uma maneira deles se manterem vivos, unidos e em constante contato com a cultura. Como é um idioma ágrafo (que não pode ser escrito), o dialeto é ensinado de pai para filho. "Muitos jovens já começaram a misturar as línguas. Pelo próprio processo de sedentarização, pela vontade de integração e mesmo por identificação com modismos da sociedade como um todo, os jovens estão perdendo o contato e a vontade de resgatar a própria língua", explica. "É preciso incentivar o falante nativo o estudo da sua própria língua", diz Melo que desenvolve em parceria como chefe do grupo Dálcio Alves da Silva, uma associação cultural que garante a preservação da história e costumes do grupo que vieram inicialmente da Índia e passaram pela Península Ibérica para chegar ao Brasil.

"As pesquisas indicam que até 1900 eles apresentavam um nomadismo muito forte, mas com as perseguições governamentais e a dificuldade de se estabelecer, eles acabaram se sedentarizando", lembra. Calendário Cigano Com o objetivo de divulgar a Cultura Cigana para a sociedade brasileira, foi desenvolvido pela comunidade cigana, com apoio da SID/MinC, o calendário com as datas das celebração ciganas. Este calendário foi apresentado dia 21/6/2006, na matéria “Calendário Cigano 2006”, publicada pela Comunicação MinC (*7). Reproduzimos aqui os principais eventos e datas comemorativos para a comunidade cigana brasileira: - 24 de Maio - Dia Nacional dos Ciganos. Foi instituído no dia 25 de maio de2006 pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. - 24 de Maio - Festa Oficial de Santa Sara Kali no Brasil - Parque Garota de Ipanema / Arpoador - RJ. É uma homenagem à Santa Sara Kali, com vários eventos para estimular a solidariedade e a confraternização entre os povos. Neste quinto ano de festa foi promovida a 1ª Romaria no Brasil de Santa Sara Kali, sendo que o percurso foi da Rua Francisco Otaviano até a entrada principal do Parque Garota de Ipanema; - 12 de Outubro - Dia de Nossa Senhora Aparecida - Padroeira dos Ciganos do Brasil; - 23 de Setembro - Dia do Cigano no Paraná (Lei Estadual) - Instituído em 14 de junho de 2000 pelo então Governador do estado do Paraná; - 11 a 14 de Julho - Assembléia Nacional da Pastoral dos Nômades - Caxias do Sul / RS. - 24 de todos os meses - Corrente de Santa Sara Kali no Brasil - Corrente de oração a Santa Sara Kali, aberta a todas as etnias e religiões, que ocorre mensalmente, ao dia 24, no Parque Garota de Ipanema, Posto 7, Arpoador, Rio de Janeiro. As orações e celebrações têm início as 16 horas. (*8) Dia Nacional do Cigano- 2007 Foi comemorado dia 24 de maio de 2007 o Dia Nacional do Cigano, celebrado pela primeira vez na história do país. A solenidade contou com a presença de 81 ciganos de todos os estados brasileiros, de autoridades do Governo Federal e de representantes de várias entidades (*10). “ O Brasil é o primeiro país do mundo a ter uma data oficial em homenagem aos ciganos. À exceção do Japão, há representantes da etnia em todos os países do mundo.“É o povo mais globalizado do planeta. Mas do ponto de vista cultural, não econômico. “No mundo inteiro comemos as mesmas coisas, dançamos e cantamos a mesma música”, acrescentou Iovanovich(*13). Neste dia também foi divulgado: . o 1º Prêmio Culturas Ciganas, no valor total de R$ 200 mil (para 20 projetos que se destacarem na valorização da cultura cigana); . lançado o carimbo e o selo cigano, por parte das Empresas Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT); 

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...